Segurança dos funcionários é prioridade para as empresas mesmo fora do trabalho

Conscientização dos motoristas para uma direção segura é uma das ações realizadas pelo Time de Segurança Veicular da Monsanto

A preocupação das empresas com a segurança de seus funcionários não se restringe mais ao período em que eles estão no trabalho. As companhias têm a consciência de que para garantir qualidade de vida e a integridade aos membros de sua equipe, é preciso considerar, também, os riscos fora do ambiente profissional, como, por exemplo, no trânsito. Este conceito mais abrangente de segurança, que vai muito além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), envolve também as famílias dos funcionários e pessoas da comunidade onde a empresa atua.

Para o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), Francisco Machado da Silva, a implementação de ações de segurança também fora do expediente reforça o trabalho realizado pela área de Meio Ambiente, Segurança e Saúde (ESH, Environment, Safety and Health). “Quando analisamos as empresas que investem muito na segurança de seus funcionários, o resultado é surpreendente. Há aumento de produtividade, redução de acidentes e até mesmo lucro, uma vez que os gastos com saúde são reduzidos”, afirma.

Na Monsanto do Brasil, a preocupação com a segurança Off the Job (Fora do Trabalho) também é prioridade. “Esse é um valor que disseminamos dentro da empresa e temos a certeza de que é o caminho para um local de trabalho mais saudável, agradável e sem riscos”, afirma Luiz Fernandes, gerente de ESH para a área Comercial e de Segurança Veicular.

Depois da segurança no campo, que também exige cautela no manuseio de produtos, operação de máquinas agrícolas e diante até mesmo do risco proporcionado por animais peçonhentos, a direção defensiva é o assunto que mais dispensa atenção da área de ESH da companhia. “No trânsito, os riscos se apresentam de forma mais evidente. Contamos atualmente com uma frota de mais de mil carros rodando pelo Brasil e é preciso cuidar para que os motoristas estejam a par das medidas de segurança necessárias para as estradas”, explica Fernandes.

A área de ESH da Monsanto conta com uma divisão específica para as ações de direção segura, o Time de Segurança Veicular (VST, Vehicle Safety Team), composto por 25 membros que atuam exclusivamente em ações direcionadas à conscientização dos motoristas. Uma das iniciativas de destaque da área é a distribuição de cadeirinhas para o transporte de bebês nos veículos a todos os funcionários com filhos pequenos. “A ação da companhia é pioneira e motivo de muito orgulho, pois leva para a família um conceito que é tão importante dentro da empresa”, destaca Robson Monastier, diretor de Vendas e líder do VST. Desde fevereiro deste ano, quando foi implementada a medida, foram entregues gratuitamente cerca de 80 cadeirinhas.

Outra iniciativa em prol da segurança no trânsito dirigida aos familiares dos funcionários foi implementada pelas unidades de Uberlândia (MG) e Camaçari (BA), que promoveram treinamentos sobre direção segura para aproximadamente 200 pessoas. Esse programa deverá ser estendido no próximo ano para as demais unidades da empresa no país.

Além dessa ação, a área comercial e o time de ESH também têm promovido palestras para os clientes da empresa que atuam no Mato Grosso. “Estamos compartilhando a cultura de segurança com nossos clientes. Isso torna evidente que este é um valor alinhado à missão da Monsanto de melhorar vidas, pois leva nossaexpertise no assunto para nossos parceiros e seus colaboradores”, finaliza Fernandes.